17/03/2013

Cont.. HISTÓRIA DA DANÇA: LINHA DO TEMPO DANÇAS PRIMITIVAS




Do século VII a.C. ao século III a.C. – A dança na Grécia, como no Egito e na Índia, sempre integrou rituais religiosos,mesmo antes de fazer parte das manifestações teatrais. Os cidadãos gregos, que acreditavam no poder das danças mágicas, usavam máscaras e dançavam para seus inúmeros deuses. Uns das divindades gregas mais conhecidas é Dionísio, deus da fertilidade e do vinho. Acredita-se que o início da orquestra grega nasceu com os agricultores, que traziam a uva para uma praça, no centro de Atenas, e as maceravam com os pés, em movimento coordenado. Os pisadores deslocavam-se em forma de roda e cantavam para dar ritmo, enquanto pisavam a uva para fazer o vinho. 
Essa cerimônia dura vadias; quando esses pisadores estavam cansados, eram substituídos por outros, que ficavam sentados em volta da praça, nos bancos de pedra. Em torno deles, a população de cidadãos formava fileiras, sentada em degraus. Acredita-se que essa disposição deu origem ao famoso teatro grego no século V a.C. A dança era muito valorizada entre os gregos. Para eles, o ideal de perfeição esta vá na harmonia entre corpo e espírito, que deveria aparecer em um corpo bem mol-dado, adquirido graças ao esporte e à dança. As crianças eram educadas para a guerra e acreditavam que a dança contribuía para o equilíbrio da mente e aprimoramento do espírito, como também lhes daria a agilidade necessária para a vida militar. Segundo o filósofo Sócrates (469-399 a.C.), a dança forma um cidadão completo. Platão (428-347 a.C.) e Aristóteles (384-322 a.C.) consideravam a dança e a ginástica como uma iniciação para a luta e para a educação dos cidadãos. 
Ela era acessível a todos os cidadãos e, somente com o declínio da cultura grega,a dança passa apenas à esfera do entretenimento. O gênero teatral comédia originou-se de cortejos populares e bailes de máscaras,muito apreciados no meio do povo grego. As danças apresentadas nessas comédias eram leves e ligeiras, com muitos saltos, piruetas e movimentos de rotação dos quadris.
Sua característica sensual foi levada para o Ocidente e, na Idade Média, foi proibida pelos cristãos, que pretendiam a purificação dos costumes. De 476 a 1453 – Idade Média Chamada de “idade das trevas” pelos humanistas do Renascimento, a Idade Média foi, para a dança, um período contraditório. Nessa época, a Igreja tornou-se autoridade constituída. Manifestações corporais foram proibidas, uma vez que a dança foi vinculada ao pecado. Os teatros foram fechados e eram usados apenas para manifestações e festas religiosas. A Igreja, porém, não conseguiu interferir nas danças populares dos camponeses,que continuaram a fazer suas festas nas épocas de semeadura e colheita.

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