17/03/2013

HISTÓRIA DA DANÇA: LINHA DO TEMPO DANÇAS PRIMITIVAS




9000 e 8000 a.C. – Eras Paleolítica e Mesolítica  6500 a.C. – Período Neolítico DANÇAS MILENARES  5000 a.C. Egito  2000 a.C.  Índia  Do século VII a.C. ao século III a.C. – Grécia De 476 a 1453 – Idade Média  Séculos - XI e XII  Séculos XIII e XIV Renascimento – Séculos XV e XVI  Século XVII  Século XVIII  Século -XIX, Balé romântico  Artistas que influenciaram a dança no século XIX,  O balé na Rússia Século - XX, Pesquisadores do corpo que influenciaram a dança no século XX, DANÇA MODERNA Os primeiros modernos Ballets Russes” Companhia Balés Russos, DANÇA NEOCLÁSSICA Décadas de 1940 e 1950 Década de 1960  Transição para a dança contemporânea DANÇA CONTEMPORÂNEA Década de 1960  Década de 1970 Década de 1980.

danças primitivas eram executadas pelos homens das cavernas e seus movimentos ficaram registrados na arte rupestre, isto é, em desenhos gravados em rochas enas paredes das cavernas.9000 e 8000 a.C. – Eras Paleolítica e Mesolítica Nessas eras, a dança estava diretamente relacionada à sobrevivência, no sentido de que os homens, vivendo em tribos isoladas e se alimentando de caça e pesca e de vegetais e frutos colhidos da natureza, criavam rituais em forma de dança que impediriam eventos naturais de prejudicar essas atividades. Em cavernas como as da Serra da Capivara, no Piauí, no Brasil, Fulton’s Rock, na África do Sul, Altamira, na Espanha e Lascaux, na França podemos conhecer muitos desenhos dessas eras. Eles representam cenas de pessoas em roda, dançando em volta de animais e vestidas com suas peles; são figuras correndo e saltando, imitando-as posturas e movimentos desses animais.6500 a.C. – Período Neolítico Nesse período, o homem deixa de ser nômade e fixa residência em um lugar deter-minado. Ele começa a plantar para comer e a criar animais para seu próprio consumo, surgindo, assim, a agricultura e a pecuária. Os rituais e oferendas em forma de dança têm o sentido de festejar a terra e o preparo para o plantio, de celebrar a colheita e a fertilidade dos rebanhos. A identificação, pela dança, com os movimentos e as forças naturais representa uma forma de o homem se sintonizar com o ritmo da natureza, auxiliando-o na programação de suas ações. 
DANÇAS MILENARES 5000 a.C. – Egito Nessa época, as danças no Egito tinham um caráter sagrado e eram executadas em homenagem aos deuses. Os mais homenageados eram a deusa Hathor, da dança e da música, e o deus Bés, que é considerado o inventor da dança; a ambos era atribuído um poder sobre a fertilidade. Hathor é representada por uma vaca que, segundo a lenda, possuía o sol entre os.

Nenhum comentário:

Postar um comentário